Do lendário Vega Sicilia aos modernos Alión, Pintia e Macán, a família Álvarez assina também os raros vinhos de Oremus, na Hungria
SAIBA MAISExplore por
43 itens em "Vega Sicilia"
O maior nome do vinho espanhol, Vega Sicilia produz tintos lendários, concebidos com maestria na região de Ribera del Duero e lançados muito anos após sua elaboração. São apenas três rótulos, sem similares em nenhuma outra parte do mundo, disputadíssimos, e disponibilizados no mercado somente após longo amadurecimento.
O Vega Sicilia Unico é um vinho histórico, elaborado com as uvas dos vinhedos mais antigos da vinícola e maturado por, no mínimo, sete anos em barricas de carvalho; o raro Unico Reserva Especial é talhado a partir de um blend de três safras diferentes do Vega Sicilia Unico; e o Valbuena 5° Año, o irmão mais jovem dos três, é lançado com pelo menos cinco anos de idade.
Também em Ribera del Duero, a família Álvarez – à frente de Vega Sicilia desde 1982 – fundou a Bodegas Alión com a proposta de apresentar uma expressão mais moderna da casta Tempranillo, contrapondo-se à tradição de Vega Sicilia. Ali, produz um único vinho: intenso, rico e moderno e com identidade própria, que, logo na primeira safra, entrou na lista dos 100 Melhores Vinhos do Mundo da revista Wine Spectator.
Na região de Toro, nasceu o Pintia, outro vinho singular, assinado pelos produtores de Vega Sicilia, que mostra de forma generosa a Tempranillo cultivada em um clima mais quente e seco. É um tinto encorpado e poderoso, mas que não abre mão da elegância. A safra de estreia foi avaliada com 95 pontos por Robert Parker.
Na tradicional região da Rioja, a família Álvarez também produz dois tintos muito especiais. Criada em 2009 em parceria com Benjamin de Rothschild, de Bordeaux, Macán resgata a elegância dos Riojas clássicos – evitando a opulência dos exemplares mais modernos – e preserva sua pureza e precisão. Os dois rótulos da vinícola, o Macán Clásico e o Macán, recebem o mesmo cuidado: maturam por 14 a 18 meses em barricas de carvalho francês. As barricas com vinhos mais prontos para o consumo são destinadas ao primeiro (em estilo semelhante a um deuxième vin de Bordeaux), enquanto os lotes mais complexos e longevos são reservados ao Macán. Ambos são vinhos maravilhosos.
Além da Espanha, os produtores de Vega Sicilia elaboram vinhos na Hungria, num terroir histórico: Tokaj, berço dos vinhos doces produzidos com uvas afetadas pela “podridão nobre”, antes mesmo dos famosos Sauternes franceses. Os vinhedos de Oremus, adquiridos pela família Álvarez nos anos 1990, originam os fantásticos Tokaji Aszú, além de um vinho branco seco de excepcional qualidade – o Mandolás, que já figurou no ranking dos Top 100 da Wine Spectator.
